--- title: "Av05: Desenho livre" author: Jurandy Soares date: 03/nov/2024 geometry: "left=3cm,right=3cm,top=2cm,bottom=2cm" --- - Disciplina: Introdução a Programação - Ano: 2024 - Curso: Técnico de Nível Médio em Informática, na Forma Integrada ## Atividade 1. Pegue uma folha quadriculada e faça um desenho de sua escolha que atenda aos seguintes requisitos: - Não seja garatuja; e - Tenha pelo menos 10 [segmentos de reta](https://pt.wikipedia.org/wiki/Reta#Segmento_de_reta)[^1] não sobrepostos. Você poderá substituir até 2 dos segmentos de reta por [circunferências](https://pt.wikipedia.org/wiki/Circunfer%C3%AAncia)[^2] ou [arcos](https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_(matem%C3%A1tica))[^3]. ![Desenho da bandeira do Brasil[^4]](desenho-da-bandeira-do-brasil-para-colorir.png) Por exemplo, a bandeira do Brasil pode ser desenhada com: - 8 segmentos de reta; - 1 círculo; e - 2 arcos. \pagebreak 2. Marque os pontos importantes para seu desenho, atribua uma letra para um dos pontos, idenfique suas coordenadas e anote-as. ![Desenho da bandeira do Brasil com pontos etiquetados](desenho-da-bandeira-do-brasil-para-colorir-pontos-etiquetados.png) 3. Crie um módulo de Python com o nome `desenho.py`, conforme o modelo passado em sala de aula: ```python import turtle # [...] turtle.done() ``` 4. (60 pontos) Use a tartaruga do módulo `turtle` de Python para fazer seu desenho. Lembre-se de: - `turtle.up()` para fazê-la deixar de desenhar; - `turtle.down()` para fazê-la voltar a desenhar; - `turtle.goto(x, y)` para fazê-la ir ao ponto de posição (x,y); - `turtle.circle(angulo)` para desenhar círcunferências ou arcos; e - `turtle.setheading(angulo)` ou `turtle.seth(angulo)` para fazê-la apontar no ângulo determinado. 5. (10 pontos) Passe o código de seu desenho para uma função e chame a respectiva função. ```python import turtle def nome_fun(): # Código da função pass # end-def # Chame a função nome_func() turtle.done() ``` \pagebreak 6. (10 pontos) Adicione algum parâmetro que possa ser útil para sua função, ajuste o código da função com o nome parâmetro, e chame a nova função passando argumento(s) de exemplo. Exemplo de código: ```python import turtle def nome_fun(cor: str): # Código da função pass # end-def # Chame a função nome_func(cor='blue') turtle.done() ``` 7. (10 pontos) Adicione os parâmetros `x` e `y` à função e ajuste seu código para que o desenho seja iniciado na posição (x,y), e chame a nova função passando argumentos (x,y) de exemplo. Exemplo de código: ```python import turtle def nome_fun(x: int, y: int): # Código da função pass # end-def # Chame a função nome_func(x=50, y=50) nome_func(x=-50, y=-50) turtle.done() ``` 8. (10 pontos) Adicione o parâmetro `zoom` à função e ajuste seu código para que o desenho seja ampliado ou reduzido de acordo com o `zoom` passado, e chame a nova função passando argumento(s) `zoom` de exemplo. Lembre-se que: - $zoom<1$ o reduz o desenho; - $zoom=1$ faz o desenho em um tamanho padrão; e - $zoom>1$ amplia o desenho. Exemplo de código: ```python import turtle def nome_fun(zoom: float): # Código da função pass # end-def # Chame a função nome_func(zoom=0.5) nome_func(x=-50, y=-50) turtle.done() ``` [^1]: [^2]: [^3]: [^4]: Fonte: