From 426e254a61e56692334e263507689e4374b8b013 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: BrasilicioHenrique Date: Thu, 6 Mar 2025 20:45:52 -0300 Subject: [PATCH] =?UTF-8?q?FINALIZA=C3=87=C3=83O=20QUASE=20FINALIZADA=20EM?= =?UTF-8?q?=20TORNO=20DE=20SEU=20FINAL=20DO=20FINAL?= MIME-Version: 1.0 Content-Type: text/plain; charset=UTF-8 Content-Transfer-Encoding: 8bit --- main.py | 145 +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++---------------- menus.py | 5 +- 2 files changed, 106 insertions(+), 44 deletions(-) diff --git a/main.py b/main.py index a728083..013e5e4 100644 --- a/main.py +++ b/main.py @@ -2,11 +2,12 @@ module docs """ import turtle as tl + from time import sleep as pause from menus import main_menu - +# Funcao para fazer as falas dos personagens def falas(personagem: tl.Turtle, text: str, tempo: float = 3) -> None: fala.goto(personagem.pos()) fala.left(45) @@ -15,14 +16,15 @@ def falas(personagem: tl.Turtle, text: str, tempo: float = 3) -> None: fala.write(text,False,font=("arial",10,"normal")) pause(tempo) - + count = 0 - while count < 4: + while count <= 3: fala.undo() count += 1 -def pinto_acha_cobra() -> None: +def pinto_acha_cobra() -> str: """ + Roteiro da cena 1: Lugar misterioso com um baú. O pinto entra na cena. "Eita, um baú totalmente estranho no meio dessa masmorra super perigosa." "Baús são legais. Com certeza deve ter algo legal dentro. Vou ver o que tem nele." - Diz o pinto. O pinto vai até o baú e tenta abrir ele. @@ -46,14 +48,14 @@ def pinto_acha_cobra() -> None: tl.addshape("sprites/personagens/pinto_.gif") pinto.shape("sprites/personagens/pinto_.gif") - pinto.goto(-281,-89) + pinto.goto(-281, -89) pinto.showturtle() - pinto.goto(-132,-89) + pinto.goto(-132, -89) falas(pinto, "Eita, um baú totalmente estranho no meio\ndessa masmorra muito perigosa.") falas(pinto, "Baús são legais. Com certeza deve ter\nalgo legal dentro. Vou ver o que tem nele.") - pinto.goto(28,-89) - pinto.goto(31,-16) + pinto.goto(28, -89) + pinto.goto(31, -16) pause(2) @@ -65,7 +67,7 @@ def pinto_acha_cobra() -> None: tl.addshape("sprites/personagens/_cobra.gif") cobra.shape("sprites/personagens/_cobra.gif") - cobra.goto(31,53) + cobra.goto(31, 53) cobra.showturtle() pinto.goto(-160, -132) @@ -77,39 +79,53 @@ def pinto_acha_cobra() -> None: pinto.goto(-242, -164) falas(pinto, "Por que eu deveria acreditar em você?") - cobra.goto(-75, -108) - falas(cobra, "Porque o meu nome é Python! Cobras\ncom esse nome são confiáveis...") + cobra.goto(-55, -108) + falas(cobra, "Porque o meu nome é Python! Cobras\ncom esse nome são confiáveis...", tempo = 4) - falas(pinto, "Tipo aquela linguagem\nde programação?") + falas(pinto, "Tipo aquela linguagem\nde programação?!?!") - falas(cobra, "Isso mesmo!") + falas(cobra, "Isso mesmo!", tempo = 1.5) - falas(pinto, "Eu não quero\nfazer programa!!!") tl.addshape("sprites/personagens/_pinto.gif") + + count = 0 + while count <= 4: + pinto.shape("sprites/personagens/_pinto.gif") + pause(0.15) + pinto.shape("sprites/personagens/pinto_.gif") + pause(0.15) + count += 1 + pinto.shape("sprites/personagens/_pinto.gif") - pause(1) + falas(pinto, "Eu não quero\nfazer programa!!!") - pinto.goto(-281,-89) + pause(0.5) + + pinto.goto(-281, -89) pinto.hideturtle() falas(cobra, "Volte aqui pintinho, eu\nnão vou fazer você programar!") - cobra.goto(-132,-89) + cobra.goto(-281, -89) cobra.hideturtle() pause(2) terminou = "sim" if terminou == "sim": - return + return "Finalizou cena" + else: + return "Nao conseguiu finalizar a cena" -def pinto_foge_cobra(): +def pinto_foge_cobra() -> str: """ + Roteiro da cena 2: Um lugar da masmorra sombria. Esse lugar tem mais de uma saída. Tem paredes e obstáculos. O pinto aparece correndo da cobra. "Ainda bem que eu já passei por aqui!" - Diz ele. O pinto então passa pelos lugares certos e vai na direção de cima. Enquanto isso a cobra chega no lugar e fica "perdida". "Que lugar estranho! No baú era melhor." - Diz ela. + Não sabendo para onde foi o pinto, ela diz - "Não sei para onde esse pinto foi..." Então ela vai para baixo. Ambos fora de cena. """ @@ -126,7 +142,7 @@ def pinto_foge_cobra(): pinto.showturtle() pinto.goto(2, -28) - falas(pinto, "Ainda bem que eu já passei por aqui") + falas(pinto, "Ainda bem que eu já passei por aqui!") tl.addshape("sprites/personagens/pinto_.gif") pinto.shape("sprites/personagens/pinto_.gif") @@ -144,6 +160,17 @@ def pinto_foge_cobra(): falas(cobra, "Que lugar estranho!\nNo baú era melhor.") tl.addshape("sprites/personagens/cobra_.gif") + + count = 0 + while count <= 4: + cobra.shape("sprites/personagens/cobra_.gif") + pause(0.15) + cobra.shape("sprites/personagens/_cobra.gif") + pause(0.15) + count += 1 + + falas(cobra, "Não sei para onde esse pinto foi...") + cobra.shape("sprites/personagens/cobra_.gif") cobra.goto(1, -285) @@ -153,10 +180,13 @@ def pinto_foge_cobra(): terminou = "sim" if terminou == "sim": - return + return "Finalizou cena" + else: + return "Nao conseguiu finalizar a cena" -def pinto_acha_arma() -> None: +def pinto_acha_arma() -> str: """ + Roteiro da cena 3: Nessa cena o pinto chega em uma nova sala estranha com um baú. "Nossa, outro baú muito perigoso nessa masmorra. Vou abrir!" - Diz o pinto indo em direção ao baú. O pinto vai até o baú e após abrir ele, acha um lança-chamas. @@ -169,11 +199,9 @@ def pinto_acha_arma() -> None: terminou = "não" tl.addshape("sprites/fundos/fundo_3_bau_fechado.gif") - tl.addshape("sprites/fundos/fundo_3_bau_aberto.gif") bgpic.shape("sprites/fundos/fundo_3_bau_fechado.gif") tl.addshape("sprites/personagens/pinto_.gif") - tl.addshape("sprites/personagens/_pinto.gif") pinto.shape("sprites/personagens/pinto_.gif") pinto.hideturtle() @@ -182,10 +210,14 @@ def pinto_acha_arma() -> None: pinto.goto(0, -16) falas(pinto, "Nossa, outro baú muito perigoso\nnessa masmorra. Vou abrir!") + + + tl.addshape("sprites/fundos/fundo_3_bau_aberto.gif") bgpic.shape("sprites/fundos/fundo_3_bau_aberto.gif") tl.addshape("sprites/objetos/lancachamas.gif") lanca_chamas.shape("sprites/objetos/lancachamas.gif") + lanca_chamas.goto(0, 64) lanca_chamas.showturtle() @@ -199,8 +231,10 @@ def pinto_acha_arma() -> None: pinto.goto(0, -352) + # OUTRA SALA ---------------------------------------------------------------------------------------- + tl.addshape("sprites/fundos/fundo_2.gif") bgpic.shape("sprites/fundos/fundo_2.gif") @@ -220,16 +254,20 @@ def pinto_acha_arma() -> None: cobra.showturtle() cobra.goto(0, 0) - falas(cobra, "Eu achei você!") + falas(cobra, "Eu achei você!", tempo = 1.8) cobra.goto(-352, 0) pause(2) + terminou = "sim" if terminou == "sim": - return + return "Finalizou cena" + else: + return "Nao conseguiu finalizar a cena" -def pinto_mata_cobra() -> None: +def pinto_mata_cobra() -> str: """ + Roteiro da cena 4: O pinto com a sua arma chega na nova sala da masmorra e fica mirando para a porta esperando a cobra. "Daqui não tem como errar..." - Diz o pinto. A cobra chega na sala indo em direção ao pinto. "Vou te alcançar!" Diz ela. @@ -239,8 +277,8 @@ def pinto_mata_cobra() -> None: "Vou voltar a explorar essa masmorra legal." Diz o pinto. Ele sai da cena. """ - terminou = "não" + terminou = "não" tl.addshape("sprites/fundos/fundo_4.gif") bgpic.shape("sprites/fundos/fundo_4.gif") @@ -251,6 +289,7 @@ def pinto_mata_cobra() -> None: pinto.hideturtle() pinto.goto(290, -123) pinto.showturtle() + pinto.goto(-134, -121) tl.addshape("sprites/personagens/pinto_flamer_.gif") @@ -263,14 +302,15 @@ def pinto_mata_cobra() -> None: cobra.hideturtle() cobra.goto(290, -123) + cobra.showturtle() cobra.goto(150, -121) - falas(cobra, "Vou te pegar!", tempo=1.5) + falas(cobra, "Vou te pegar!", tempo = 1.5) cobra.goto(5, -121) - falas(pinto, "Só que não!", tempo=1.5) + falas(pinto, "Só que não!", tempo = 1.5) tl.addshape("sprites/objetos/fogo.gif") fogo.shape("sprites/objetos/fogo.gif") @@ -278,7 +318,7 @@ def pinto_mata_cobra() -> None: fogo.goto(-50, -121) fogo.showturtle() - falas(cobra, "AHHHHHHHHHHHHH!", tempo=1) + falas(cobra, "AHHHHHHHHHHHHH!", tempo = 1) pause(1.5) @@ -287,8 +327,8 @@ def pinto_mata_cobra() -> None: fogo.hideturtle() - falas(pinto, 'Parece que agora eu não\nsou o "pequeno pinto", né?') - falas(pinto, "Vou voltar a explorar essa masmorra legal 😁.") + falas(pinto, 'Parece que agora eu não\nsou o "pequeno pinto", né?', tempo = 4.5) + falas(pinto, "Vou voltar a explorar essa masmorra maneira.") tl.addshape("sprites/personagens/pinto_.gif") pinto.shape("sprites/personagens/pinto_.gif") @@ -306,11 +346,17 @@ def pinto_mata_cobra() -> None: terminou = "sim" if terminou == "sim": - return + return "Finalizou cena" + else: + return "Nao conseguiu finalizar a cena" def main() -> None: - """...main function duh""" - scene_num = int(input(main_menu)) + """ + Funcao main que chama as funcoes de cada cena da animacao + """ + + scene_num = int(input(main_menu)) # input para saber qual cena ver + while scene_num != 6: if scene_num == 1: pinto_acha_cobra() @@ -320,28 +366,41 @@ def main() -> None: pinto_acha_arma() elif scene_num == 4: pinto_mata_cobra() + elif scene_num == 5: # adicionado para verificar cenas da animacao sem pausa + pinto_acha_cobra() + pinto_foge_cobra() + pinto_acha_arma() + pinto_mata_cobra() else: - print("Cena não disponível") + print("Cena nao disponivel") + scene_num = int(input(main_menu)) + + exit() # sair do programa caso escolha a opcao 6 if __name__ == "__main__": - - tl.setup(600,600,None,None) #spawna a tela + # spawna a tela com suas config + tl.setup(600,600,None,None) tl.bgcolor("black") tl.title("A Lenda de Javi, O Grande pinto") - bgpic = tl.Turtle() #coloca a tartaruga principal de desenho + # Variaveis usadas para definir fundos, personagens, objetos e falas + bgpic = tl.Turtle() bgpic.up() + pinto = tl.Turtle(visible=False) pinto.up() + cobra = tl.Turtle(visible=False) cobra.up() + fogo = tl.Turtle(visible=False) fogo.up() + lanca_chamas = tl.Turtle(visible=False) lanca_chamas.up() @@ -350,6 +409,8 @@ if __name__ == "__main__": fala.up() - main() + main() #chamando funcao principal - tl.mainloop() \ No newline at end of file + + tl.mainloop() + diff --git a/menus.py b/menus.py index d033ed6..717124d 100644 --- a/menus.py +++ b/menus.py @@ -1,12 +1,13 @@ main_menu = """ -Animações de Guilherme Aleixo, Kaio Henrique, Brasilicio Henrique +Animacoes de Guilherme Aleixo, Kaio Henrique, Brasilicio Henrique Cenas: 1. Pinto acha a cobra 2. Pinto foge da cobra 3. Pinto acha uma arma 4. Pinto mata a cobra + 5. Ver todas cenas acima em sequencia 6. Sair -Escolha o número da cena: """ \ No newline at end of file +Escolha o numero da cena: """ \ No newline at end of file